sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Bolo de amêndoa

É difícil dar um nome a este bolo. É um bolo que me lembro estar sempre presente nas festas da família. Quem o trouxe foi a Tia Dinora, e por isso durante muito tempo foi conhecido pelo Bolo Dinora. Passados uns anos, a Tia Clara começou a fazê-lo e agora é mais conhecido pelo Bolo da Clara. Como eu o tenho feito imensas vezes, será que posso dar-lhe um novo nome? O Bolo da Cila...?

Ingredientes: 250 g de manteiga com sal, 300 g de açucar, 300 g de farinha, 6 ovos, 3/4 de chávena de leite, 1 colher de fermento em pó, 100 g de açucar (molho), e 80 a 100 g de amêndoa com pele partidas ao meio.

Preparação: Derrete-se 150 g de manteiga e misturam-se 300 g de açucar. Bate-se um pouco com a batedeira e vão-se misturando uma a uma, as 6 gemas. A seguir mistura-se-lhe o leite e a farinha alternadamente e mexendo sempre agora com uma colher de pau.
Por último junta-se as claras em castelo tendo o cuidado de mexer o menos possível e em movimentos altos para que o bolo fique fofo.

Vai a cozer em forma untada com manteiga e polvilhada com farinha. Coze em lume brando apenas com o calor a sair da zona de baixo do forno, para que o bolo cresça.

Molho: Numa pequena panela põem-se os 100 g de açucar e os 100 g de manteiga que sobraram. Vai ao lume e quando tudo estiver derretido e louro, deita-se-lhe um pouco de leite (menos que meia chávena). Continua-se a mexer e quando tudo estiver ligado cobre-se o bolo com este molho.

Aqui está o Bolo de Amêndoa das minhas tias...!

Sem comentários:

Enviar um comentário